Sobre

Este é um site dedicado aos componentes da criatividade; à cotidiana criação ex nihilo e à produtividade inesperada do mesmo.

Na esteira de sites como o TV Tropes – um mapeamento de centenas de recursos criativos utilizados em múltiplas mídias –, e de livros como Fragmentos de um Discurso Amoroso, de Roland Barthes – um dossiê de traços, momentos, perspectivas da poesia e da prosa amorosa –, pretendemos aqui identificar essas unidades de estilo, de narrativa, de expressividade que se desdobram de maneiras diferentes nas obras em que se instanciam. Isolamos, ao gosto do acaso, esses núcleos produtivos, e apreendemos suas variações.

Com formato wiki, estamos abertos à colaboração: quem quiser, quem houver descoberto um tropo, um traço, um recurso, pode incluir um verbete aqui. Também nos propomos como um espaço de criação: queremos instigar o leitor que seja também criador a experimentar os tropos e práticas de texto que conseguirmos captar e exibir. Envie contribuições e criações para demiurgia@duanneribeiro.info.

Barra lateral